Os Três Milagres Messiânicos

[exclusivos e identificatórios do Messias]
Is 35: 5-7

Pr. Jay Mack

https://jaymack.net/isaiah-commentary/Gl-The-Three-Messianic-Miracles.asp
[por favor, por favor, alguém poderia polir essa tradução de Google? E me enviar de volta? É muito importante, porque escribas + sacerdotes sabiam e ensinavam que só o Messias poderia fazê-los, portanto separam Cristo de todos os profetas, e provam que Ele é o Messias. Hélio.]

 

ESCAVE: Quais foram os três milagres messiânicos? O que esses três milagres específicos transmitiram ao povo durante o tempo de Cristo ? Por que eles eram tão importantes? Quais estavam os fariseus e mestres da lei com tanto medo? Que efeito terá esta Rodovia da Santidade nas pessoas em Is 35: 8-10 ?

REFLITA: Quem são os leprosos espirituais em sua vida? O que você está fazendo para ajudá-los a serem curados ? Como você está expressando as Boas Novas de Jesus Cristo em sua esfera de influência? Antes de ser salvo, você estava espiritualmente cego . Mas depois de nascer de novo, você pode ver realidades espirituais. Como isso mudou sua vida?

Mudanças ocorrerão nas pessoas e na terra quando o Messias vier. Isaías descreve essas mudanças quando profetiza: 5Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos serão desobstruídos. 6Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantarão- retumbando- de- júbilo; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. 7E a terra seca se tornará em lagoas, e a terra sedenta em fontes de águas; [e] nas habitações em que jaziam os dragões [haverá] capim com canas e juncos. (Is 35:5-7). Essas coisas são sempre verdadeiras quando o rei está presente. Esses sinais estavam presentes em Sua Primeira Vinda e eles estarão presentes em Sua Segunda Vinda. Esta mensagem tem a ver com os três milagres messiânicos no judaísmo rabínico durante o tempo de Cristo . 125 Este estudo é retirado do livro clássico de Arnold Fruchtenbaum, Passos do Messias .

Algum tempo antes do nascimento de Jesus , os antigos rabinos separaram os milagres em duas categorias. Primeiro foram aqueles milagres que qualquer um seria capaz de realizar se fossem capacitados pelo Espírito Santo para fazê-lo. A segunda categoria de milagres foi chamada de milagres messiânicos , que eram milagres que só o Messias seria capaz de realizar .Esses milagres messiânicos foram tirados de Isaías 35:5-6 porque os rabis entenderam que eles eram claramente messiânicos. Cristo fez milagres em ambas as categorias: milagres gerais, mas também milagres messiânicos. Por causa do ensinamento rabínico de que certos milagres seriam reservados apenas para o Messias , sempre que Ele realizasse um milagre messiânico, criaria um tipo diferente de reação do que quando Ele realizava outros tipos de milagres. Aqui vamos estudar a reação e os resultados dos três milagres messiânicos.

O primeiro milagre messiânico:
A cura de um leproso judeu

Falando da vinda do Messias, Isaías escreveu: Então o coxo saltará como um cervo (35: 6a). O primeiro milagre messiânico foi a cura de um leproso judeu. Sob a Torá, a única vez que era possível que uma pessoa fosse contaminada por um corpo humano vivo era se ele ou ela tocasse um leproso. Normalmente, sob a Torá, a pessoa só pode se tornar cerimonialmente impura ou contaminada tocando um corpo humano morto, tocando o corpo de um animal morto, ou tocando um animal imundo vivo, como um porco. Mas a única vez que a contaminação veio por um corpo humano vivo foi entrar em contato com um leproso .

A partir do momento em que a Torá foi concluída, não havia registro de qualquer judeu que tivesse sido curado da lepra . Enquanto Miriam foi curada da lepra , isto foi antes da conclusão da Torá. Naamã foi curado da lepra , mas ele era um gentio sírio, não um judeu. Então, a partir do momento em que a Torá foi completada, nunca houve um caso de um leproso judeu sendo curado.

A lepra era a única doença que foi deixada de fora das curas rabínicas; não havia cura para tudo isso. No entanto, os capítulos 13 e 14 de Levítico deram ao sacerdote levítico instruções detalhadas sobre o que eles deveriam fazer no caso de um leproso que foi curado. No dia em que um leproso se aproximou do sacerdote levítico e disse: “Eu era leproso, mas agora fui curado”, o sacerdote levítico devia dar uma oferta inicial de dois pássaros. Nos sete dias seguintes, os sacerdotes deveriam investigar intensamente a situação e determinar três coisas. Primeiro, a pessoa era realmente leprosa? Em segundo lugar, se ele ou ela fosse um verdadeiro leproso , ele realmente curou a lepra ? E em terceiro lugar, se a lepra realmente desapareceu, quais eram as circunstâncias da cura? Se após sete dias de investigação eles estivessem firmemente convencidos de que o homem ou a mulher tinha sido um leproso , tinham sido curados da lepra , e as circunstâncias eram as circunstâncias apropriadas, no oitavo dia haveria uma longa série de oferendas. Ao todo, havia quatro ofertas. Primeiro, havia uma oferta pelo pecado (veja meu comentário sobre Êxodo Fc - a Oferta pelo Pecado ); em segundo lugar, uma oferta pela culpa (veja meu comentário sobre Êxodo Fd - A Oferta pela Culpa ); em terceiro lugar, uma oferta queimada (veja meu comentário sobre Êxodo Fe - A Oferta Queimada );e quarto, uma oferta de cereais (veja meu comentário sobre Êxodo Ff - A Oferta de Grãos ).Então veio a aplicação do sangue da oferta pelo pecado sobre o leproso curado, seguido pela aplicação do sangue da oferta pela culpa sobre o leproso curado. A cerimônia terminaria então com a unção de óleo sobre o leproso curado. Embora o sacerdócio tivesse todas essas instruções detalhadas sobre como responder no caso de um leproso curado, eles nunca tiveram a oportunidade de colocar essas instruções em prática porque desde o tempo em que a Torá foi dada, nenhum judeu jamais foi curado da lepra. . Como resultado, os rabinos ensinaram que somente o Messias seria capaz de curar um leproso judeu . A cura de um leproso judeu foi então classificada como o primeiro dos três milagres messiânicos.

Os evangelhos sinóticos detalham o relato da cura de um leproso judeu (ver meu comentário sobre a vida de Cristo Cn - O primeiro milagre messiânico: a cura de um leproso judeu ). Mateus e Marcos apenas afirmam que um homem era leproso , mas Lucas , que por profissão era médico, deu mais detalhes. De acordo com Lucas 5:12, um homem estava coberto de lepra . O que isso significa é que a lepra foi então totalmente desenvolvida e não demoraria muito para que ela tirasse sua vida. Coberto com lepra aquele homem veio a Yeshua e disse: Senhor, se você estiver disposto, você pode me fazer limpo. O leproso reconheceu claramente a autoridade de Jesus como o Messias e, portanto, tinha o poder de curá-lo. A única questão da parte do leproso era a disposição de Jesus em fazê-lo. Nesse ponto, lemos que Jesus o tocou e imediatamente a lepra o deixou (Lucas 5:13) . E Ele lhe ordenou a nenhum homem dizer [isto], "mas, havendo [tu] partido , mostra-te tu ao sacerdote (e oferece, por causa da tua purificação, segundo [o que] ordenou Moisés), para testemunho a eles." (Lucas 5:14) . Eles se referem ao sacerdócio de Israel. Jesus enviou esse homem diretamente ao sacerdócio em Jerusalém, a fim de forçá-los a seguir os mandamentos de Moisés nos capítulos 13 e 14 de Levítico . Quando aquele homem apareceu diante deles e se declarou um leproso limpo, eles precisavam oferecer dois pássaros como sacrifício naquele mesmo dia. Nos sete dias seguintes, eles investigaram intensamente a situação e descobriram três coisas. Primeiro, descobriram que o homem era leproso . Em segundo lugar, eles descobriram que ele estava perfeitamente curado de sua lepra . Em terceiro lugar, eles também descobriram que Yeshua de Nazaré foi Aquele que o curou . Imediatamente a lepra o deixou e ele foi curado (Marcos 1:42). Como os rabinos ensinavam que a cura de um leproso era um milagre messiânico, qualquer pessoa que estivesse curando um leproso, por esse mesmo ato, afirmaria ser o próprio Messias . Jesus deliberadamente enviou o leproso limpo ao sacerdócio a fim de fazer com que os líderes começassem a investigar suas reivindicações messiânicas e a chegar a uma decisão a respeito dessas alegações (ver meu comentário sobre A Vida de Cristo Bf - João Batista e a Ninhada de Víboras ) . Yeshua era um impostor, ou ele era o Messias que estava oferecendo a Israel o reino dos profetas judeus? Tendo enviado o leproso curado para a liderança de Israel, Jesus então se retirou para lugares solitários e orou (Lucas 5:16). Jesus foi para o deserto, onde em uma ocasião anterior Ele jejuou e foi tentado por Satanás. Mas desta vez Ele foi para o deserto com o propósito de orar. Por que ele estava orando? Ele estava orando pelo que aconteceria a seguir. Ele estava orando para que o Grande Sinédrio O aceitasse como o Messias [Nota de Hélio: a Bíblia diz que Jesus orou (LC 5:16 *Ele*, porém, estava Se apartando nos [lugares] desertos, e orando), não diz o conteúdo, caráter e assunto dessa oração. Teria sido melhor o autor deste artigo não ter passado disso.].

A resposta judaica é encontrada em três dos Evangelhos (veja meu comentário sobre The Life of Christ Co Jesus cura um paralítico ). Marcos assinala que esse incidente ocorreu em Cafarnaum, na Galileia , a muitas milhas de Jerusalém . No entanto, Lucas 5:17 declara: E aconteceu, em um [] daqueles dias, que *Ele* estava ensinando, e estavam [ali], estando- assentados, fariseus e professores- doutores- da- Lei, os quais eram tendo vindo provenientes- de- dentro- de todas as aldeias d[a] Galileia, e d[a] Judeia, e de Jerusalém. E [o] poder de [o] Senhor estava [presente]  para os curar.  O que não temos aqui é apenas alguns líderes judeus da cidade de Cafarnaum ouvindo o ensinamento de Jesus . O relato de Lucas afirma claramente que esses eram todos os líderes judeus que se reuniram de todo o país ( Galileia, Judéia e Jerusalém ). Por que todos esses líderes judeus de repente têm uma convenção em Cafarnaum? Essa foi a resposta deles ao primeiro milagre messiânico. Eles sabiam que Yeshua havia curado um leproso . E eles sabiam o que isso significava. Se Jesus tivesse curado o leproso , poderia muito bem significar que Ele era o Messias . Eles vieram de toda parte de Israel para investigar Jesus .

De acordo com a lei do Sinédrio (ver meu comentário sobre a Vida de Cristo Lg - O Grande Sinédrio ), se houvesse qualquer tipo de movimento messiânico, o Sinédrio deveria investigar a situação em dois estágios. O primeiro estágio foi chamado de estágio de observação. Uma delegação foi formada para investigar apenas por meio de observação. Eles tinham que observar o que estava sendo dito, o que estava sendo feito e o que estava sendo ensinado. Eles não tinham permissão para fazer perguntas ou levantar objeções. Depois de um período de observação, eles voltariam a Jerusalém, reportariam ao Sinédrio e dariam um veredicto: o movimento era significativo ou o movimento era insignificante? Se o movimento fosse declarado insignificante, o assunto seria descartado. Mas se o movimento fosse declarado significativo, haveria uma segunda etapa de investigação chamada etapa do interrogatório. Nesse estágio, eles interrogariam o indivíduo ou membros do movimento. Dessa vez, eles faziam perguntas e levantavam objeções para descobrir se as reivindicações deveriam ser aceitas ou rejeitadas. Este incidente registra o primeiro estágio, o estágio de observação. Eles estavam lá para observar o que Jesus estava dizendo e fazendo. Neste ponto, eles não foram autorizados a levantar objeções ou fazer perguntas. Como um milagre messiânico havia sido realizado, todos os líderes de todo o país tinham ido a Cafarnaum para realizar o estágio de observação; observar o que Jesus estava dizendo, fazendo e ensinando.

Enquanto Jesus estava ensinando, quatro amigos de um paralítico tentaram levá-lo a Yeshua para que ele pudesse ser curado. Como todos os líderes judeus estavam bloqueando a entrada, eles não conseguiram entrar. Eles subiram no telhado, fizeram um buraco no teto e baixaram o paralítico até os pés de Jesus . Neste ponto, Jesus partiu de seu procedimento normal. Em ocasiões anteriores Ele simplesmente procedeu a curar o doente trazido a Ele. Mas aqui Ele fez algo diferente. Quando Jesus viu sua fé, ele disse: Amigo, seus pecados estão perdoados. Em vez de curar o homem, Ele perdoou seus pecados. Jesus orou para que a liderança de Israel o reconhecesse e aceitasse como o Messias .Mas ali mesmo em Cafarnaum eles começaram a endurecer seus corações para ele. Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar para si mesmos , porque não podiam questionar Jesus . Este foi o estágio de observação. Eles só podiam observar; eles não foram autorizados a levantar questões ou objeções. Eles começaram a pensar: Quem é esse sujeito que fala blasfêmia? Quem pode perdoar pecados, mas somente a Deus (Lucas 5:21)? Sua teologia estava absolutamente correta. Ninguém poderia perdoar pecados, exceto Deus . Desde que Jesus declarou a prerrogativa de perdoar pecados, isso significou uma de duas coisas. Primeiro, isso poderia significar que Ele era um blasfemo. Mas a segunda possibilidade era que Ele era quem afirmava ser o Messias . Foi nesse ponto que Jesus se voltou para os líderes do sinédrio que estavam presentes naquele dia e os questionou! Qual é mais fácil? Dizer: 'Te têm sido perdoados os teus pecados'? Ou dizer: 'Levanta-te, e anda'? (Lucas 5:22)?

A questão era: o que é mais fácil para um homem dizer? É mais fácil alguém dizer para o outro: 'Te têm sido perdoados os teus pecados'?” Ou, é mais fácil alguém dizer a um paralítico: “Eu vou te curar, então 'Levanta-te, e anda' ?”. coisa mais fácil de dizer e qual é o mais difícil? A coisa mais fácil de dizer era: "'Te têm sido perdoados os teus pecados'". Isso não exigia nenhuma evidência externa tangível e observável. Mas afirmar que um paralítico seria curado era algo mais difícil de dizer, porque isso exigia evidências externas e observáveis.

Jesus passou a dizer que Ele ia provar que Ele poderia dizer o mais fácil: "Te têm sido perdoados os teus pecados" , realizando o mais difícil, curando o homem paralisado. Consequentemente, ele começou a curar o homem paralisado. Havia evidências observáveis ​​instantâneas porque o homem era capaz de se levantar, andar e até carregar sua própria cama. Se Yeshua pudesse dizer o mais fácil, significava que Ele era quem alegava ser, o Messias .

Em resposta ao primeiro milagre messiânico na cura de um leproso judeu, começou a investigação intensiva de suas reivindicações messiânicas. Eles observaram Jesus reivindicando o direito de perdoar pecados . Portanto, Ele era um blasfemo ou Ele era o Messias . Era evidente que a liderança de Israel retornaria a Jerusalém e decretaria o movimento de Yeshua como significativo. Depois desse evento, Jesus começou a passar pela segunda etapa da investigação do Sinédrio, o estágio do interrogatório .Entre o primeiro milagre messiânico e o segundo milagre messiânico, em toda parte Jesus foi um fariseu que com certeza seguiria. Mas desta vez eles não estavam mais em silêncio. Eles estavam sempre fazendo perguntas ou levantando objeções. Houve tentativas de encontrar uma base para rejeitar Suas reivindicações messiânicas.

O segundo milagre messiânico:
A Definitiva Expulsão de um Demônio Mudo

Entre o primeiro milagre messiânico, a cura de um leproso judeu e o segundo milagre messiânico, a liderança de Israel havia investigado Jesus . Ele foi interrogado e questionado em todos os lugares que foi. A liderança aprendeu várias coisas. A coisa crucial que eles perceberam era que Jesus simplesmente não estava concordando com o judaísmo farisaico. Mas sua mais importante rejeição do judaísmo farisaico foi a da Lei Oral (ver meu comentário sobre A Vida de Cristo Ei - A Lei Oral ), ou a tradição dos anciãos em Mateus 15: 2 (Isaías 29: 13-16).

As circunstâncias do segundo milagre messiânico estão registradas em Mateus 12: 22-37 e Marcos 3: 19-30 (veja meu Comentário sobre a Vida de Cristo Ek - O Segundo Milagre Messiânico e a Rejeição de Cristo ). Marcos nos lembra: Quando sua família soube disso, eles foram tomar conta dEle, pois disseram: Ele está fora de si (Marcos 3:21). Parece haver um reconhecimento geral por esta etapa nos relatos evangélicos da vida e ministério de Jesus de que um ponto alto estava prestes a ser alcançado. Até mesmo seus amigos consideraram o fato de que Yeshua precisava de proteção de si mesmo, porque sentiam que ele estava beirando a insanidade. Então Jesus foi presenteado com um homem endemoninhado que era cego e mudo, e Ele o curou para que ele pudesse caminhar e ver (Mateus 12:22). O ato de expulsar demônios não era tão incomum no mundo judeu daquele dia. Até mesmo os fariseus , rabinos e seus seguidores tinham a capacidade de expulsar demônios . Mas expulsar demônios dentro da estrutura do judaísmo farisaico exigia que se usasse um ritual específico, que passou por três etapas. Primeiro, o exorcista teria que estabelecer comunicação com o demônio ; o exorcista teria que descobrir o nome do demônio . Em terceiro lugar, depois de descobrir o nome do demônio, ele poderia, usando esse nome, expulsar o demônio . Há ocasiões em que o Messias usou a metodologia judaica como em Marcos 5, onde sendo confrontado com um demônio, Jesus fez a seguinte pergunta: Qual é o teu nome? A resposta que Yeshua recebeu naquela ocasião foi: Meu nome é Legião, pois somos muitos. Mas havia um tipo de demônio que fazia com que a pessoa controlada ficasse muda, então ele não podia falar. Como ele não podia falar, não havia maneira de estabelecer comunicação com esse tipo de demônio , nenhuma maneira de descobrir o nome desse demônio . Assim, dentro da estrutura do judaísmo, era impossível expulsar um demônio mudo . Os rabinos haviam ensinado, no entanto, que quando o Messias viesse, Ele seria capaz de expulsar esse tipo de demônio . Este é o segundo dos três milagres messiânicos: A Definitiva Expulsão de um demônio mudo .

Isaías havia escrito que, quando o Messias viesse, a língua muda gritaria de alegria (35: 6b) .Como resultado, o lançamento de um demônio mudo causou grande agitação entre as massas judaicas. Todas as pessoas ficaram atônitas e disseram: Poderia ser este o Filho de Davi? Eles perguntavam uns aos outros: “Isto é o Messias ?” Afinal, Ele estava fazendo exatamente aquilo que o profeta disse que o Messias faria. Eles nunca fizeram essa pergunta quando Jesus expulsou outros tipos de demônios . No entanto, quando Ele jogou fora um demônio mudo eles levantaram a questão, porque eles reconheceram pelos ensinamentos dos rabinos que era um milagre messiânico .

No entanto, as massas judaicas sempre tenderam a trabalhar sob algo chamado complexo de liderança . Qualquer que fosse o caminho dos líderes, as pessoas certamente seguiriam. Consistentemente durante todo o TaNaKh, quando o rei fez o que estava certo aos olhos de A DONAI , o povo seguiu. Mas quando o rei fez o que era mau aos olhos do L ORD , o povo também o seguiu. Mesmo neste dia, quando os crentes judeus testemunham seus amigos incrédulos, eles constantemente ouvem a mesma objeção: se Jesus realmente é o Messias , então como nossos rabinos não creram e não creem nEle? Nos tempos da Nova Aliança, por causa do estrangulamento que o judaísmo farisaico tinha sobre as massas, esse complexo de liderança era extremamente forte. Então, enquanto as massas judaicas estavam dispostas a levantar a questão: poderia ser o Filho de Davi? Eles não estavam dispostos a tomar essa decisão por si mesmos. Em vez disso, eles procuraram a liderança deles para tomar essa decisão por eles.

À luz do segundo milagre messiânico, e à luz do questionamento das massas judaicas, os líderes judeus perceberam que tinham que fazer uma declaração pública a respeito de sua decisão final sobre Jesus e suas reivindicações messiânicas. Eles tinham duas opções. Primeiro, declare que Ele é o Messias à luz de todas as evidências. A segunda opção foi rejeitar Suas reivindicações messiânicas. Se eles adotassem a segunda opção e rejeitassem suas afirmações messiânicas, eles também teriam que explicar às massas judaicas por que Jesus foi capaz de realizar os mesmos milagres que eles haviam dito que somente o Messias poderia realizar. O Grande Sinédrio tomou a segunda opção e declarou que Ele era capaz de realizar tais milagres porque Ele estava possuído por demônios. Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que esse sujeito expulsa os demônios (Mateus 12:24; Marcos 3:22; Lucas 11: 15-16; João 7:20). . Eles alegaram que o próprio Jesus estava possuído ou demonizado, não por algum demônio comum, mas pelo príncipe dos demônios, Belzebu. Este nome é uma combinação de duas palavras hebraicas que significa o Senhor das moscas. A verdadeira razão pela qual Suas alegações foram rejeitadas foi porque Ele havia rejeitado a Lei Oral, mas a razão declarada para a rejeição de Jesus era que Ele estava possuído por demônios . Essa ação da liderança de Israel estabeleceu o cenário para a história judaica nos próximos 2.000 anos. Até hoje os judeus acreditam que Jesus era possuído por demônios .

Yeshua Messias respondeu de duas maneiras. Primeiro, Ele se defendeu com quatro declarações (Mateus 12: 25-29) . Ele disse que isso não poderia ser verdade porque significaria uma divisão no reino de Satanás. Em segundo lugar, eles mesmos reconheceram que o dom dA Definitiva Expulsão era um dom do Espírito e até mesmo seus seguidores eram capazes de expulsar demônios (embora estes não fossem demônios mudos). Em terceiro lugar, este milagre autenticou as reivindicações e a mensagem de Yeshua de Nazaré. Em quarto lugar, mostrou que Jesus era mais forte que o diabo em vez de ser subserviente a Satanás.

A segunda resposta foi uma condenação (Mateus 12: 30-37) . Nesta condenação, Jesus disse que esta geração era culpada do pecado imperdoável, blasfêmia do Espírito Santo. Porque esse pecado era exatamente o que ele dizia que era, imperdoável, o julgamento agora era posto contra aquela geração, um julgamento que não poderia ser aliviado em nenhuma circunstância. Chegou quarenta anos depois, em 70 dC, com a destruição de Jerusalém e do Templo. Exatamente qual é o pecado imperdoável dentro do contexto em que é encontrado? Não é um pecado individual, mas um pecado nacional. Foi cometido pela geração judaica dos dias de Jesus e não pode ser aplicado a gerações judias subsequentes. O contexto do pecado imperdoável foi a rejeição nacional por Israel de Jesus como o Messias enquanto Ele estava presente em razão de ser possuído por demônio . E porque era um pecado nacional e não um pecado individual, as pessoas daquele dia podiam e escapavam desse julgamento nacional. Nem é pecado que alguém possa cometer hoje. Neste ponto, a Bíblia é muito clara. Independente do pecado que alguém comete hoje, todo pecado é perdoável àquele indivíduo que virá a Deus através de Yeshua . A natureza do pecado é irrelevante; no entanto, para a nação, esse pecado era imperdoável.

Neste ponto, o ministério de Jesus mudou drasticamente em quatro áreas principais. Essas quatro mudanças só podem ser entendidas à luz do compromisso do pecado imperdoável em resposta à rejeição do segundo milagre messiânico. A primeira mudança dizia respeito ao propósito de seus milagres. Antes de sua rejeição, o propósito dos milagres era autenticar seu messianismo, mas depois de sua rejeição eles foram para o treinamento de seus discípulos. A segunda mudança dizia respeito às pessoas pelas quais Ele realizou os milagres. Antes de sua rejeição, Jesus realizou milagres em benefício das massas e não pediu uma demonstração de fé, mas depois, Ele só realizou milagres com base na necessidade individual e numa demonstração de fé. A terceira mudança dizia respeito à mensagem que Ele e Seus discípulos deram. Antes de sua rejeição quando Jesus realizava milagres, Ele dizia: Vá e conte , mas a partir de Sua rejeição Ele diria: Não conte a ninguém . A quarta mudança dizia respeito ao seu método de ensino. Antes de sua rejeição, Yeshua ensinou as massas claramente, mas depois, ele ensinaria apenas em parábolas. No mesmo dia em que Jesus foi rejeitado, Ele começou a falar-lhes em parábolas (Mateus 13: 1-3, 34-35; Marcos 4:34) . É impossível entender por que o Seu ministério mudou nessas quatro áreas, a menos que primeiro entendamos quão crítico era o pecado imperdoável. A rejeição de seu messianismo com base na possessão demoníaca foi uma resposta direta ao segundo milagre messiânico. Portanto, luz suficiente lhes foi dada. Eles rejeitaram a luz e nada mais seria dado.

O terceiro milagre messiânico:
A cura de um homem nascido cego

Isaías escreveu que quando o Messias viesse, os olhos dos cegos seriam abertos (35: 5) . O terceiro milagre messiânico foi a cura de alguém nascido cego . Os rabinos ensinavam que qualquer pessoa capacitada por Deus poderia curar alguém que simplesmente ficara cego . Mas quando o Messias veio, eles disseram que Ele seria capaz de curar alguém nascido cego . Os detalhes desse terceiro milagre messiânico foram tirados de João 9: 1-38 (ver meu comentário sobre A Vida de Cristo Gt - O Terceiro Milagre Messiânico: Jesus Cura um Homem Nascido Cego ). 1) E, passando Ele, viu um homem cego desde [o seu] nascimento .    2) E perguntaram a Ele os discípulos dEle, dizendo: " Grande- Professor! Quem pecou ou os seus pais, com- o- resultado- que [este] fosse nascido cego?"    3) Respondeu Jesus: "Nem este pecou, nem os pais dele; mas [foi assim] a fim de que nele sejam feitas manifestas as obras de Deus.    4) Enquanto dia é, a Mim é necessário operar as obras dAquele havendo-Me enviado. Vem [a] noite, quando nenhum homem pode trabalhar.    5) Enquanto no mundo Eu esteja, [a] Luz *EU* SOU do mundo." (João 9: 1-5) . Esse incidente ocorreu no dia de sábado , quando eles andaram pelas ruas de Jerusalém e passaram por um homem que nasceu cego . Não só era o tempo do sábado , mas também era a época da Festa dos Tabernáculos, que faz o sábado um sábado especialmente alto ou sagrado.

A questão dos discípulos parece ser muito estranha: quem pecou, ​​este homem ou seus pais, que nasceu cego? Quem cometeu um pecado tão terrível que esse homem nasceu cego ? A estranheza na questão não é se os pais desse homem pecaram e, como resultado, ele nasceu cego . Há um princípio na Torá que Deus pune os filhos e seus filhos pelo pecado dos pais até a terceira e quarta geração (Êxodo 34: 6-7). Para os discípulos, era concebível que os pais cometeram um pecado específico e Deus visitou esse pecado sobre o filho deles; portanto, o filho nasceu cego . Mas essa não era a parte estranha da questão. Eles também perguntaram: Ou foi este homem que pecou e então nasceu cego? À luz do fato de que o judaísmo não acreditava na reencarnação, como ele poderia ter pecado primeiro e depois nascer cego ?

A pergunta feita pelos discípulos refletia a teologia do judaísmo farisaico na qual eles haviam sido criados. Os rabinos ensinavam que um defeito de nascença, como nascer cego , era devido a um pecado específico , cometido pelos pais ou cometido pelo indivíduo. Mas, novamente, como um indivíduo pode ter pecado primeiro e depois nascer cego ? Os rabinos ensinaram que, no momento da concepção, o feto tem duas inclinações. Em hebraico eles são chamados de yetzer hara e yetzer hatov , o que significa a inclinação do mal e a boa inclinação . Eles acreditam que essas duas inclinações já estão presentes dentro do novo ser humano que acaba de ser concebido no útero. Durante esse desenvolvimento de nove meses dentro do útero da mãe, existe uma luta pelo controle entre as duas inclinações. E os rabinos diriam que só poderia ter ocorrido que em um ponto a inclinação do mal levou a melhor sobre o feto e em um estado de animosidade ou raiva em relação a sua mãe, ele a chutou no útero. Por este ato de pecado ele nasceu cego . Portanto, a pergunta dos discípulos realmente refletia o judaísmo farisaico no qual eles haviam sido criados. Então eles perguntaram: Quem pecou, ​​esse homem ou seus pais, que ele nasceu cego?

Os discípulos eram culpados de duas falácias. A primeira falácia foi aceitar o ensinamento farisaico de que a criança poderia ter pecado no ventre da mãe e, portanto, ter nascido cega . A segunda falácia é que um defeito de nascença, como nascer cego , é devido a algum pecado específico e terrível. Jesus dissipou esse ensinamento muito rapidamente, dizendo: Nem este pecou, nem os pais dele; mas [foi assim] a fim de que nele sejam feitas manifestas as obras de Deus. Em outras palavras, ele nasceu cego não por causa de algum pecado específico cometido por seus pais ou por si mesmo. Todos os problemas físicos e morte são devidos à queda de Adão e são resultado do problema geral do pecado e da humanidade caída. No entanto, dizer que um defeito específico de nascença, doença, doença ou ferimento é sempre devido a algum pecado em particular ou a um demônio em particular é um falso ensino. Jesus claramente dissipou este ensinamento dizendo que este homem não pecou, nem seus pais . Muito pelo contrário, Deus providenciou para que este homem nascesse cego para que pudesse obter a maior glória realizando uma grande obra em sua cura.

Tendo dissipado e corrigido a falsa teologia de seus próprios discípulos nesse ponto, Jesus então procedeu à cura. Ele escolheu curar a pessoa de tal maneira que foi um processo e, neste ponto, o homem nunca realmente o viu. O que Yeshua fez foi cuspir no chão . Misturando o espeto com a sujeira Ele fez uma substância de argila e, em seguida, espalhou a argila nos olhos do homem . Ele enviou o homem para o tanque de Siloé (esta palavra significa enviado) e lava o barro de seus olhos e ele seria capaz de ver (João 9: 6-7) .

É muito significativo que, de todos os lugares em que Jesus poderia ter enviado o homem para lavar os olhos , Ele o enviou para o tanque de Siloé . Esta piscina não era fácil de chegar da parte principal de Jerusalém , porque ele tinha que descer uma colina inclinada. Isso foi durante o tempo da Festa dos Tabernáculos. Durante a festa, houve um ritual especial chamado o derramamento da água .Nesse ritual, os sacerdotes desceram do Monte do Templo, desceram até o Tanque de Siloé , encheram jarros com a água do Tanque de Siloé , marcharam de volta ao Monte do Templo e despejaram a água na bacia de bronze dentro do Templo. composto (veja meu comentário sobre Êxodo Fh - A Bacia de Bronze no Tabernáculo: Cristo, Nosso Limpador ). Isto foi seguido por uma grande alegria. Durante a Festa dos Tabernáculos, o Tanque de Siloé era o centro da atenção judaica e tinha o maior número de pessoas presentes que observariam esse terceiro milagre messiânico.

O homem foi até a piscina de Siloé , lavou os olhos e, quando os abriu, pela primeira vez em toda a sua vida , pôde ver . Desde que todos conheciam este homem e sabiam que ele nasceu cego , isso criou uma grande agitação. Seus vizinhos e aqueles que o tinham visto mendigando anteriormente perguntaram: Este não é o mesmo homem que costumava se sentar e implorar? Alguns alegaram que ele era. Outros disseram: Não, ele só se parece com ele. Houve muita confusão porque muitas pessoas o reconheceram como sendo o mesmo homem , mas outros tiveram dificuldade em acreditar que um homem que nasceu cego havia sido realmente curado. Finalmente, terminando o debate, ele disse: eu sou o homem. Então a multidão fez a pergunta crucial: como então seus olhos se abriram? Essas eram apostas altas porque todos sabiam que esse era um milagre messiânico. Ele respondeu: O homem a quem chamam Jesus fez um pouco de lama e colocou nos meus olhos. Ele me disse para ir até a piscina de Siloé e lavar. Então fui e lavei e depois pude ver. Então eles perguntaram a ele: Onde está esse homem? Ele disse: eu não sei. Lembre-se, quando Yeshua o enviou para a piscina de Siolam , ele ainda estava em um estado cego e nunca viu Jesus . Mesmo agora, quando ele era capaz de ver , ele ainda não sabia quem era Jesus ou como Ele era (João 9: 8-12) .

Então o homem é interrogado pela primeira vez (João 9: 13-17) . Por ser um milagre messiânico, o homem foi levado aos fariseus para investigação e explicação (veja meu comentário sobre A Vida de Cristo Bf - João Batista e a Ninhada de Víboras ). Porque Jesus escolheu curar o homem em um dia de sábado , uma agitação foi criada por parte das massas. Os fariseus sabiam muito bem que, de algum modo, deviam agir sobre esse assunto. Quando começaram a interrogar o homem para descobrir as circunstâncias em que ele foi curado da cegueira com a qual ele nasceu , uma divisão se desenvolveu entre eles. Alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Porque eles achavam que a cura no sábado era uma violação de sua interpretação da Torá, então eles não acreditavam que Jesus pudesse ser um homem de Deus , muito menos o próprio Messias . Mas outros, mesmo entre os fariseus , estavam fazendo a pergunta: como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos?

Observe a ênfase, não apenas nos sinais (porque os falsos profetas também poderiam realizar milagres), mas em tais sinais , aqueles sinais particulares , aqueles milagres messiânicos especiais .Quando eles perguntaram ao homem que nasceu cego e então curou de sua cegueira qual era sua opinião sobre Jesus , o homem simplesmente concluiu que no mínimo Ele era um profeta . No entanto, de acordo com o ensinamento farisaico, embora um profeta pudesse fazer milagres (como Elias e Elizeu certamente fizeram), fazer um milagre messiânico não era o direito de um profeta , mas sim o direito do Messias somente. Assim, o primeiro interrogatório do homem não levou a nenhuma conclusão específica.

A possibilidade de uma alegação falsa surgiu entre os fariseus . “Suponha que a coisa toda não seja verdadeira para começar. E se o homem nunca nasceu cego e a coisa toda é apenas um truque? ”Então os pais são interrogados (João 9: 18-22) . Os pais confirmaram duas coisas. Primeiro, que o homem era definitivamente seu filho e não havia dúvida sobre isso. A segunda coisa que afirmaram foi que ele nasceu cego . Portanto, não havia mais a possibilidade de haver algum tipo de subversão, ou de alguém estar tentando enganar os fariseus . Quando perguntaram aos pais durante o interrogatório que, se o filho deles realmente nasceu cego, como agora ele podia ver , decidiram não dizer mais nada. Seus pais se recusaram a dizer mais alguma coisa porque tinham medo dos judeus, pois os judeus já haviam decidido que qualquer um que reconhecesse que Jesus era o Messias seria expulso da sinagoga (João 9:22). Eles seriam excomungados ou postos fora da sinagoga . Era óbvio que os pais queriam acreditar em Jesus , e talvez neste momento se tornaram crentes secretos em Yeshua , porque viram que Ele não apenas realizou um milagre messiânico, mas executou esse milagre em seu próprio filho !

No judaísmo farisaico, havia três níveis específicos de excomunhão. O primeiro nível é chamado de heziphah , que é simplesmente uma repreensão que durou de sete a trinta dias e era meramente disciplinar. Não podia ser tomado a menos que fosse pronunciado por três rabinos. Esse foi o nível mais baixo de excomunhão. Um exemplo de heziphah é encontrado em 1 Timóteo 5:1 . O segundo nível é chamado niddui , que significa jogar fora . Ele duraria um mínimo de trinta dias ou mais e também era disciplinar. Um niddui teve que ser pronunciado por dez rabinos. Um exemplo deste segundo tipo é encontrado em II Tessalonicenses 3: 14-15 e Tito 3:10 . O terceiro e pior tipo de excomunhão é chamado cherem , que significa ser dedicado à destruição . Este terceiro nível foi permanente. Significa ser não- enunciado , ou ser expulso do Templo e separado da comunidade judaica. O restante dos judeus considerou que alguém sob a maldição do cherem estava morto e nenhuma comunicação de qualquer tipo de relacionamento poderia ser realizada com a pessoa. Este terceiro tipo é encontrado em 1 Coríntios 5: 1-7 e Mateus 18: 15-20 . Em casos extremos, o juízo cherem significaria morte como em Josué 6:18 a 7:26 .

O fato de que a expressão seria exposta da sinagoga é usada, nos diz qual nível de excomunhão os fariseus haviam escolhido para alguém que acreditaria em Jesus como o Messias . Era o terceiro e mais severo nível, o cherem - a ser expulso da sinagoga, a ser apagado e considerado morto para a comunidade judaica. Assim, os fariseus estavam ameaçando os judeus crentes não apenas com uma repreensão, ou simplesmente sendo expulsos temporariamente, mas sendo expostos permanentemente. Como os pais sabiam o que os fariseus haviam decretado sobre a crença no Yeshua Messias , que o terceiro nível de excomunhão seria usado, eles decidiram não fazer mais nenhum comentário. Foi por isso que seus pais disseram: Ele é maior de idade; pergunte a ele (João 9:23). Eles apenas confirmam duas coisas: que ele era filho deles e que nasceu cego . Portanto, a interrogação dos pais , como a primeira interrogação do homem , também termina de forma inconclusiva.

Isso levou a uma segunda interrogação do homem (João 9: 24-25) . Durante esse tempo, os fariseus começaram a perder seu senso de lógica. Eles o chamaram pela segunda vez e disseram: Dá glória a Deus; Nós sabemos que este homem é um pecador. Observe quão ilógico é essa afirmação. "Louvado seja o Senhor”, disseram eles, “porque sabemos que fulano é pecador”. Mas isso não é algo para louvar a Deus . É uma coisa triste quando as pessoas cometem atos específicos de pecado . Os fariseus , porém, estavam tão fora de si quanto à cura de Jesus que eles não eram mais capazes de pensar direito. Nesse ponto, o homem que tinha sido curado foi capaz de manter um pouco calmo e exercer algum grau de controle. Ele disse: Se Ele é pecador ou não, eu não sei. Mas uma coisa eu sei. Eu estava cego, mas agora vejo. A declaração que ele fez não foi apenas uma declaração de fato; Foi um desafio para os fariseus , que eles tiveram que responder. O que ele estava dizendo a eles nas entrelinhas era: “Eu era um homem que nasceu cego , não simplesmente um homem que ficou cego . Vocês são aqueles que me ensinaram que somente o Messias seria capaz de curar alguém como eu. Bem, um homem chamado Jesus me curou. Então eu acho que você gostaria de proclamar que Ele é o Messias de Israel. Em vez disso, você o chama de pecador . Então ele lhes disse: Se Ele é pecador ou não, eu não sei, mas uma coisa eu sei. Eu estava cego, mas agora vejo. Por favor, explique isso para mim!

Os fariseus aceitaram o desafio e fizeram-lhe duas perguntas: O que Ele fez com você? Como Ele abriu seus olhos? O homem curado já havia explicado aos fariseus mais de uma vez, então ele respondeu a eles dizendo: Eu já lhes disse e vocês não ouviram. Por que você quer ouvir de novo? Você quer se tornar discípulo dele também? É claro que isso não era uma coisa muito inteligente para lhes dizer, porque essa era a última coisa em que estavam interessados. Naquele momento, ele não estava mais sendo discreto. Eles responderam em espécie e lançaram insultos a ele . Eles começaram a zombar dele , dizendo: Você é discípulo deste sujeito! Mas nós somos discípulos de Moisés! Sabemos que Deus falou com Moisés, mas quanto a esse sujeito, nem sabemos de onde ele vem. A implicação era que A DONAI não falava com Jesus , de modo que ser um discípulo de Moisés era muito superior a ser um discípulo de Jesus . Mas o homem não se calaria. Ele prosseguiu: Agora isso é notável! Você não sabe de onde Ele veio, mas Ele abriu meus olhos. Ele passou a lembrá-los de sua própria teologia. Sabemos que Deus não escuta os pecadores. Ele ouve o homem piedoso que faz a sua vontade. Ninguém nunca ouviu falar em abrir os olhos de um homem cego de nascença (em outras palavras, este foi um milagre messiânico) . Se este homem não fosse de Deus, ele não poderia fazer nada. A isto os fariseus responderam: Estiveste em pecado ao nascer; como você ousa nos ensinar! E eles o expulsaram (João 9: 26-34).

Existem registros das curas de pessoas que ficaram cegas , mas não um registro de alguém que nasceu cego. Este foi um milagre messiânico de 35: 5 , e pela primeira vez em toda a história humana foi realizado. O homem disse simplesmente aos fariseus que eles não tinham base nem motivos para rejeitar a messianidade de Jesus . Os fariseus responderam: Você estava mergulhado no pecado ao nascer; como você ousa nos ensinar! E eles o expulsaram. O homem foi excomungado.

Por fim, aquele homem nascido cego experimentou não apenas uma cura física, mas também uma cura espiritual. Jesus ouviu que ele havia sido expulso do Templo e o encontrou. O Messias se aproximou do homem e perguntou-lhe: Você acredita no Filho do Homem? O homem respondeu: E quem é ele, Senhor, para que eu creia nele? Lembre-se, o homem ainda não tinha visto Jesus . Você agora o viu; na verdade, Ele é quem fala com você. Então ele disse: Senhor, eu creio, e ele adorou e nasceu de novo (João 9:38).

O resultado do primeiro milagre messiânico foi a intensa investigação de Sua messianidade.O resultado do segundo milagre messiânico foi o decreto de que Jesus não era o Messias com base na possessão demoníaca. E o resultado do terceiro milagre messiânico foi que qualquer um que acreditasse em Jesus como seu Messias seria expulso do Templo e desassociado.

Quando o Messias voltar, haverá abundância de água. A água jorrará no deserto (Negev) e nas correntes do deserto ('Aravah) (35: 6b). O Negev é agora um deserto arenoso que não pode produzir. Tem bom solo; o problema é a falta de água . Mas isso não será um problema no Reino Milenar. Algumas pessoas dizem que hoje Israel está fazendo o deserto florescer como a rosa (mesmo que a Bíblia não tenha a palavra rosa nela). Mas quem disse que nunca esteve nos desertos de Israel. O Negev ainda é improdutivo hoje. A área norte que é produtiva nunca foi deserta , mas apenas pântanos que precisavam ser drenados. A Aravah tem o mesmo problema agora, que é a falta de água . Mas no Reino Milenar, o solo produzirá poças de água .

Não só isso, mas a areia ardente se tornará uma piscina, as fontes borbulhantes do solo sedento. Nos lugares onde os chacais outrora jaziam em Babilônia e Edom, a grama , o junco e o papiro crescem (35: 7). O caminho do homem é tornar o mundo inabitado inabitável; o caminho do SENHOR é tomar o mundo estéril e torná-lo abundante.

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