O Que Significa Que Jesus É O Alfa E O Ômega?



Pergunta: "O Que Significa Que Jesus É O Alfa E O Ômega?"
https://www.gotquestions.org/alpha-and-omega.html

Resposta: Jesus se proclamou ser "o Alfa e o Ômega" em Apocalipse 1:8,11; 21:6; e 22:13. Alpha e Ômega são as primeiras e últimas letras do alfabeto grego. Entre os rabinos judeus, era comum usar a primeira e a última letra do alfabeto hebraico para denotar todo o conteúdo de qualquer coisa, do começo ao fim. [Declarar] Jesus como o começo e o fim de todas as coisas é uma referência a ninguém mais senão o Deus verdadeiro. Esta declaração de eternidade só pode ser aplicada a Deus. É vista especialmente em Apocalipse 22:13, onde Jesus proclama que Ele é "o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim".

Um dos significados de Jesus ser o "Alfa e o Ômega" é que Ele estava no início de todas as coisas e estará no fim. É equivalente a dizer que Ele sempre existiu e sempre existirá. Foi Cristo, como segunda Pessoa da Trindade, que trouxe a criação: "Todas [as coisas] foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. " (João 1: 3), e Sua Segunda Vinda será o começo do fim da criação como a conhecemos (2 Pedro 3:10). Como Deus encarnado, Ele não tem começo, nem Ele terá nenhum fim em relação ao tempo, sendo [Ele] de eternidade a eternidade.

Um segundo significado de Jesus como "o Alfa e o Ômega" é que a frase O identifica como o Deus do Antigo Testamento. Em vários lugares, Isaías atribui esse aspecto da natureza de Jesus como parte do Deus triúno. "Eu, o SENHOR [Jeová] (que sou o primeiro, e que estarei com o último), Eu sou o Ele- mesmo" (Isaías 41: 4). "Eu [sou] o primeiro, e Eu [sou] o último, e fora de Mim não [há] Deus." (Isaías 44: 6). "Eu [sou] o mesmo, Eu o primeiro, Eu também o último. "(Isaías 48:12). Estas são indicações claras da natureza eterna da Divindade.

Cristo, como o Alfa e o Ômega, é o primeiro e último de muitas maneiras. Ele é o "autor e consumador" de nossa fé (Hebreus 12: 2), significando que Ele lhe dá início e a leva até à conclusão. Ele é a totalidade, a soma e substância das Escrituras, tanto da Lei como do Evangelho (João 1:1,14). Ele é o fim que cumpriu toda a Lei (Mateus 5:17), e Ele é o assunto inicial do evangelho da graça pela fé, não das obras (Efésios 2:8-9). Ele é encontrado no primeiro verso de Gênesis e no último verso de Apocalipse. Ele é o primeiro e o último, é "o tudo em tudo" da salvação, desde a justificação diante de Deus até chegar à santificação final de Seu povo.

Jesus é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o começo e o fim. Somente o Deus encarnado poderia fazer tal afirmação. Somente Jesus Cristo é o Deus encarnado.



[traduzido por HMS, 2018]



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.