Onde E A Quem Jesus Pagou Nossa Redenção?


Pr. Natanael Rinaldi


PERGUNTA: Onde Jesus pagou o preço da nossa redenção    na cruz ou no inferno? E a quem foi paga: A Deus ou a Satanás?  A pergunta é levantada porque alguns mestres da chamada teologia da prosperidade estão dando esse ensino através de emissoras de rádio na Baixada Santista.

RESPOSTA: Na verdade há esse ensino que não passa de uma heresia de perdição. Alguns escritores da teologia da prosperidade ensinam realmente isso:
Kenneth Hagin e Kenneth Copeland,  e outros  “profetas” do movimento “palavra da fé”, afirmam que a obra de Cristo não foi suficiente para expiar os nossos pecados. Daí eles ensinam  que Cristo foi ao inferno para sofrer espiritualmente a fim de completar a obra da cruz, terminar a expiação:
Lá embaixo, na masmorra do sofrimento, lá no fundo do próprio inferno, Jesus satisfez as reivindicações da justiça para todos nós...” (Kenneth Hagin, O Nome de Jesus, p.79).
Jesus foi ao inferno para libertar a humanidade da penalidade da alta traição de Adão (...) Quando seu sangue foi vertido, ele nada alcançou (...) Jesus gastou três dias terríveis nas profundezas da terra recuperando nossos direitos para com Deus. Foi o sofrimento de Jesus no inferno que pagou a penalidade do homem e fez dele um herdeiro da vida eterna.” (Kenneth Copeland).



PERGUNTA: E como o irmão refuta esse ensino?

RESPOSTA: Esse ensino estranho não tem base na Bíblia, pois em  João 19.30 Jesus diz, “
Está consumado!” Ele não disse, “Apenas começou!”
O verbo grego tetelestai, que significa: está pago; a dívida foi  paga inteiramente. Quando o véu do templo se rasgou de alto a baixo, este véu que se rasgou de alto a baixo e a entrada para o  santo dos santos do templo ficou ficou aberta.   Esse lugar era tão sagrado. Que  só o sumo sacerdote podia entrar uma vez no ano, no dia da expiação nesse lugar. Mateus 27:51  - “
51) E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Sua ruptura deu a entender que o acesso a Deus fora restaurado no precioso momento da morte de Jesus. Outras partes da Bíblia apóiam que Jesus na cruz consumou a obra da redenção: I Pedro 1:18-19 – “
18) Sabendo que não foi com [coisas] corruptíveis, [como] prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,    19) Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
I Pedro 2:24  - “
24) Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.    .”
Foi na cruz que Jesus venceu o Diabo e suas hostes infernais como lemos em Colossenses 2:14-15 –
"
14) Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio [de nós], cravando-a na cruz.    15) E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.    .”
Ademais, por que a Bíblia dá tanta ênfase à morte física de Jesus  e por que Jesus nos recomendou para relembrar o sacrifício que fez com seu próprio corpo e sangue (ambos essencialmente físicos). Mateus 26:26-28  - “
26) E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando[-o], o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.    27) E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lh[o], dizendo: Bebei dele todos;    28) Porque isto é o meu sangue, o [sangue] do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.    .”
É de tanta importância é a morte física de Jesus que ele instruiu o apóstolo Paulo a repetir a cerimônia em sua memória. I Corintios 11:23-25  -“
23) Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;    24) E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.    25) Semelhantemente também, depois de cear, [tomou] o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
I Corintios 11:26 “26) Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.    .”



PERGUNTA:
E a quem foi paga nossa redenção: A Deus ou ao Diabo?

RESPOSTA: A resposta só podia ser uma: foi a Deus e a não ao Diabo que Jesus pagou nossa redenção Salmos 49:6-8 – “
6) Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas,    7) Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele    8) (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),   
E diante da impossibilidade de qualquer ser humano oferecer um valor suficiente para redimir uma só pessoa, conclui o escritor bíblico que a solução está com Deus: Salmos 49:15 – “
15) Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)    .”
Pelo seu grande amor para conosco seres humanos pecadores e deu seu Filho Unigênito como lemos em João3.16 e com a morte de seu Filho na cruz, resgatou-nos para ele. O apóstolo Paulo também confirma que a nossa redenção foi paga a Deus e não ao Diabo. Efésios 5:1-2  -  
1) SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;    2) E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.    .” Hebreus 10:12,14 - 12) Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,    14) Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.    .”
I João 1:3 – “
3) O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.    .”

Não temos parceria com o Diabo.





Pr. Natanael Rinaldi
escritor, teólogo e apologeta




Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.