É Jesus A Sabedoria Em Prov. 8? É Ele Um Ser Criado?


Hélio de Menezes Silva, 2016.



PERGUNTA: Quem É A Sabedoria Em Prov. 8?
E é Ele Um Ser Criado?

RESPOSTA:
1)
A Bíblia diz que o Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus (1Co 1:24, comp. Cl 2:3), mas não diz que somente Ele, na Trindade, é a sabedoria; a Bíblia ensina que o Deus (Triúno) é sábio Jó 9:4; 12:13; 36:5; Sl 104:24; Dn 2:20; Rm 11:33; 1Co 2:7; Ef 3:10; 1Tm 1:17; Rm 16:27. Com a boa intenção de achar louvor a Cristo em cada página da Bíblia, muitos identificam a sabedoria de Pv 8:1-36 (particularmente 8-36) exclusivamente com o Cristo, mas isto é passar da conta, pois claramente nada no capítulo tem que não se referir primariamente à sabedoria de o Deus (Triúno), como um Seu eterno atributo, ao invés de se referir exclusivamente, ou mesmo primariamente, a o Cristo.

2) No verso 22, temos
"
O SENHOR me POSSUIU no princípio de Seus caminhos, antes de Suas obras mais antigas", não temos "O SENHOR me GEROU [ou criou] ...". Veja nota explicatória.

3) Nos versos 24 e 25 temos "
fui trazida- à- frente" ou "fui ungida (para a tarefa),", não temos "fui gerada a partir do nada", vide nota explicatória.

Provérbios 8

1 ¶ Não clama porventura a sabedoria [1], e a inteligência para entender não faz ouvir a sua voz?
2 No cume dos lugares altos, junto ao caminho, no encontro das veredas, ela se posta.
3 Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está cantando- retumbando- de- júbilo:
4 A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6 Ouvi, porque falarei de coisas excelentes; o abrir dos meus lábios proferirá coisas retas.
7 Porque a minha boca proferirá a verdade, e a impiedade é abominação para os meus lábios.
8 São justas todas as palavras da minha boca: não nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
9 Todas elas são claras- e- retas para aquele que bem entende, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Aceitai o meu castigo- instrutivo, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
18 Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21 Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
22 O SENHOR me possuiu [2] no princípio de Seus caminhos, antes de Suas obras mais antigas.
23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Quando ainda não havia abismos, fui trazida- à- frente
, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. "fui trazida- à frente" ou "fui ungida (para uma  tarefa) ".
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui trazida- à- frente
. "fui trazida- à frente" ou "fui ungida (para uma  tarefa) "
26 Ainda Ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o mais alto topo do pó do mundo.
27 Quando Ele preparava os céus, aí estava eu, quando Ele entalhava uma circunferência sobre a face do abismo
; em mar alto, o horizonte parece uma circunferência.
28 Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
29 Quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem
(a palavra de mandamento de) a Sua boca, ao decretar Ele quais seriam os fundamentos da terra.
30 Então eu estava ao lado dEle, e era Seu obreiro- instruído- por- Ele; era cada dia as Suas delícias, alegrando-me perante Ele em todo o tempo;
31 Regozijando-me no Seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, ó filhos, dai-me ouvidos, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33 Dai ouvidos ao castigo- instrutivo, e sede sábios, não o rejeiteis.
34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras das minhas portas de entrada.
35 Porque quem quer que me achar, achará a vida, e alcançará favor do SENHOR.
36 Mas quem quer que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.


(LTT)

 



[1] Pv 8:1-36 "a SABEDORIA": A Bíblia diz que o Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus (1Co 1:24, comp. Cl 2:3), mas não diz que somente Ele, na Trindade, é a sabedoria; a Bíblia ensina que o Deus (Triúno) é sábio Jó 9:4; 12:13; 36:5; Sl 104:24; Dn 2:20; Rm 11:33; 1Co 2:7; Ef 3:10; 1Tm 1:17; Rm 16:27. Com a boa intenção de achar louvor a Cristo em cada página da Bíblia, muitos identificam a sabedoria de Pv 8:1-36 (particularmente 8-36) exclusivamente com o Cristo, mas isto é passar da conta, pois claramente nada no capítulo tem que não se referir primariamente à sabedoria de o Deus (Triúno), como um Seu eterno atributo, ao invés de se referir exclusivamente, ou mesmo primariamente, a o Cristo.

[2] Pv 8:22 "O SENHOR me POSSUIU", não "... me GEROU (a partir do nada)" (má tradução da LXX, que é uma miserável fraude): O sentido básico de {7069 qanah} é "ter", "possuir", "obter", não é "criar, gerar" (cf Gn 4:1; Jr 32:15) (cp Jo 1:1-3)




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