Passo 52-A (no caminho de Cristo, da gloria ate a gloria):

De algum ponto ao cenaculo (da Ceia)



(parte 1/4)




Temos visto muitos estudos sobre o assunto, mas todos eles nos parecem obedecer mais a “pontos de partida logicos” do que a simples e somente a seqüencia que emerge mais naturalmente da Biblia. NOTA [5]

Baseemo-nos simples e rigorosamente na seqüencia que emerge naturalmente de LUCAS porque, dos escritores dos 4 evangelhos, eh ele quem se prende mais rigorosamente aa seqüencia, aa ordem, aa cronologia dos fatos NOTA [6] :


1. Cristo e apostolos poem-se aa mesa

[>>>>>>>>>> talvez comecando em torno das 18:00 h da terca-feira?]

Mat 26:20  E, chegada a tarde, assentou-se aa mesa com os doze. (= Mar 14:17; Luc 22:14)


2. Cristo: “Desejei muito ... nao a comerei mais ate que...”

Luc 22:15-16  E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta pascoa, antes que padeca;    (16) Porque vos digo que nao a comerei mais ate que ela se cumpra no reino de Deus.


3. Tomam a Ceia Pascal (do VT)

Conforme Exo 12: cordeiro sem macula, separado por 4 dias, sacrificado ao anoitecer, assado na brasa, seu significado explicado, servido com paes azimos e ervas amargosas (significando o amargor da escravidao no Egito), nada ficando para o amanhecer; todos com lombos cingidos, sapatos nos pes, cajado nas maos, apressadamente, memorialmente, por perpetuo estatuto para Israel (sera observado no Milenio). A 1a parte do Hallel (Salmos de louvor) referente aa libertacao do Egito (1a parte = Salmos 113-114) era cantada depois da explicacao e antes de comerem. Parece que Cristo comeu apressadamente e terminou esta ceia antes dos apostolos. Houve um calice Luc 22:17-18 (e pao, conforme o VT) nesta Ceia Pascal (cordeiro sacrificado, assado e comido, do Judaismo, antevendo o futuro), antes da Ceia do Senhor (pao e suco de uva, ambos sem fermento, modelo para o Cristianismo repeti-la, primordialmente rememorando o passado) que teve lugar algo depois.

Luc 22:17-18  E, tomando o calice, e havendo dado gracas, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vos;    (18) Porque vos digo que ja nao beberei do fruto da vide, ate que venha o reino de Deus.   [Este 1o. calice fez parte da Ceia Pascal, nao da Ceia do Senhor que teve lugar algo depois].


4. O pao da Ceia do Senhor

Terminada a Ceia Pascal, Cristo toma pao azimo (sem fermento), agradece-o, explica seu simbolismo memorial, reparte-o.

Luc 22:19  E, tomando o pao, e havendo dado gracas, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto eh o meu corpo, que por vos eh dado; fazei isto em memoria de mim.
(= Mat 26:26; Mar 14:22)

1Co 11:23-24,26  Porque eu recebi do Senhor o que tambem vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traido, tomou o pao;    (24) E, tendo dado gracas, o partiu e disse: Tomai, comei; isto eh o meu corpo que eh partido por vos; fazei isto em memoria de mim.    (26) Porque todas as vezes que comerdes este pao e beberdes este calice anunciais a morte do Senhor, ate que venha.


5. O calice da Ceia do Senhor

(Nao confundamos este calice de agora [da Ceia do Senhor] com o calice anterior, da Ceia Pascal, de Luc 22:17).

Cristo agradece o calice da Sua Ceia, explica seu simbolismo memorial, reparte-o, profetisa “nao mais dele beberei ate que...”.

Luc 22:20  Semelhantemente, tomou o calice, depois da ceia, dizendo: Este calice eh o novo testamento no meu sangue, que eh derramado por vos.

Mat 26:27-29  E, tomando o calice, e dando gracas, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;    (28) Porque isto eh o meu sangue; o sangue do novo testamento, que eh derramado por muitos, para remissao dos pecados.    (29) E digo-vos que, desde agora, nao beberei deste fruto da vide, ate aquele dia em que o beba, novo, convosco, no reino de meu Pai. (= Mar 14:23)

1Co 11:25-26  Semelhantemente tambem, depois de cear, tomou o calice, dizendo: Este calice eh o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memoria de mim.    (26) Porque todas as vezes que comerdes este pao e beberdes este calice anunciais a morte do Senhor, ate que venha.


[5] Os “pontos de partida logicos” mais usuais, e que cremos ser desnecessarios, arbitrarios e erroneos, sao que:

(1) o lava-pes deve ter ocorrido antes de tudo;
(2) o pao e o calice so foram repartidos apos o definitivo encerramento e retirada de tudo da refeicao pascal; e
(3) nao eh admissivel que Judas tenha participado do pao e do calice.



[6] Luc 1:1-3¶ Tendo, pois, muitos empreendido por em ORDEM a narracao dos fatos que entre nos se cumpriram, 2  Segundo nos transmitiram os mesmos que os PRESENCIARAM desde o principio, e foram ministros da palavra, 3  Pareceu-me tambem a mim conveniente descreve-los a ti, o excelente Teofilo, por sua ORDEM, havendo-me ja informado minuciosamente de tudo desde o principio;




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/Cristologia/ 000-PassosCeiaAparicoes-Index.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Cristologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.