Defende King James Bible kjv-only kjv-onlism Textus Receptus, contra contradição ou problema inexplicável agape versus phileo, responde a e se houver erro e a que fazer após crer.



Capítulo 60


Pergunta - O que dizer de uma contradição que não pode ser explicada com sucesso?

Resposta - Você deve aceitar pela fé a perfeição da Versão Autorizada.

Explanação -

Há muitos anos atrás tocou o telefone em minha cozinha. Na linha estava um jovem aluno de uma classe que eu lecionava num seminário, ali perto.

Ele disse que o seu pastor havia lhe mostrado uma contradição na Bíblia King James. (Grande "homem de fé"!). Perguntou se eu poderia explicar-lhe. Quando começou a narrar a contradição, eu, que já estava a par do argumento, acabei de citá-lo.

- Ó! O SENHOR está a par do assunto, hem?

- Claro!

- Qual é a sua resposta?

- Não sei - respondi - sabendo o que eu acabara de fazer sobre a sua confiança em minha pessoa (isto é, em mim).

Expliquei-lhe minha resposta, conforme vou lhe explicar agora.

NINGUÉM pode ter TODAS as respostas. Existem duas razões para isso. Primeiro, se eu ou qualquer outro da Versão Autorizada tivéssemos TODAS as respostas seríamos como DEUS. Porém há inúmeras diferenças entre o nosso DEUS infinito e suas criaturas finitas. Assim, embora alguns possam ter muitas respostas, e poucas possam ter muitíssimas respostas, NINGUÉM pode ter TODAS as respostas.

Segundo, e importantíssimo, se pudéssemos ter todas as perguntas respondidas com referência ao assunto Bíblia, iríamos andar por vista e não por fé (Hebreus 11:6; 2 Coríntios 5:7).

Creio que sempre haverá algumas questões que permanecerão inexplicáveis à nossa razão humana. Isso faria o nosso julgamento FINAL sobre a infalibilidade da Bíblia depender da confiabilidade nas declarações de Deus tais como Salmos 12:6,7 e Mateus 24:35, em vez de dependermos de nossa educação e do intelecto dos nossos DEFENSORES favoritos DA FÉ.

Sem dúvida o proponente da Versão Autorizada se sente um pouco vulnerável com esta conclusão, sabendo que nossos antagonistas logo irão explorar o que percebem ser um orifício em nossa armadura. MAS uma busca da fé como nosso final e absoluto "veio" NÃO será inconsistente ou precária como poderá nos parecer a princípio.

Não inconsistente porque, conforme previamente declarado Deus prefere que nele depositemos fé em face do inexplicável, como tantos santos do Velho e Novo Testamento demonstraram, do que ter fé em nossa habilidade HUMANA para "encontrar uma resposta" com relação às passagens difíceis.

Certamente não é precário contanto que NÃO NOS deixe à mercê de nossos oponentes vingativos. Pois crer na perfeição de um Livro QUE PODEMOS SEGURAR NA MÃO certamente não é tão vulnerável quanto uma FÉ PROFESSA na perfeição de alguns ORIGINAIS PERDIDOS.

A razão pela qual a maioria dos críticos é tão veemente sobre a infalibilidade dos originais é porque sabem que estes JAMAIS poderão ser produzidos, de modo que a sua FÉ jamais precisará ser testada ou levada a termo.

Por outro lado, desejamos enfrentar o abuso de nossos "irmãos convencidos" e dar-lhes a razão de nossa fé racional em um Livro TANGÍVEL, em vez de colocá-la num original INTANGÍVEL. Não precisamos desculpar-nos.



Capítulo 61


Pergunta - E se realmente houver erros na Bíblia King James?

Resposta - Então fica a seu critério descobrir o livro do qual Deus fala no Salmo 12:6,7 e Jesus fala em Mateus 24:35.

Explanação -

Aprendi uma grande lição nos passados anos 60. Vi na TV quando os desordeiros hippies incendiaram os escritórios do Bank of América. Outros desordeiros circulavam pela vizinhança gritando queima pessoal, queima! As afirmações dos hippies é que precisavam incendiar completamente este país a fim de construir um novo. E eis o que aprendi: QUALQUER hippie pode INCENDIAR um edifício, mas NUNCA vi UM edifício sequer construído por um hippie.

A verdade cruel é que quando alguém se rebela contra a autoridade, como o fizeram os hippies, torna-se PERITO em matéria de destruição (2 Pedro 2:9-15). Uma vida entregue à destruição dificilmente se refaz. Desse modo, os hippies sabem DESTRUIR edifícios CONSTRUÍDOS POR OUTROS. Porém não podem CONSTRUIR coisa alguma de modo PRODUTIVO a fim de MELHORAR o que destruíram.

Esse ódio rebelde contra a AUTORIDADE também se manifesta nos ataques ferrenhos contra a Bíblia Sagrada pelos auto proclamados eruditos. Eles podem parecer eloqüentes em sua crítica destrutiva ao perfeito Livro de Deus. Em seguida, após tê-lo reduzido a cinzas nos corações e nas mentes dos estudantes e membros de igreja, eles são INCAPAZES de substituí-lo por algo que pelo menos se compare com os escritos que eles tão enfaticamente têm atacado.

Se você foi convencido por algum hippie espiritual de que a Bíblia King James contém erros, então sugiro que você lhe peça para SUBSTITUÍ-LA por uma Bíblia PERFEITA.

Eles podem indicar a Nova Versão Internacional, a Nova Versão Standard Americana, ou a Nova Versão King James como a "melhor tradução", mas nenhum deles SE ATREVERÁ a afirmar que qualquer uma dessas bíblias é a que se refere o Salmo 12:6,7 e Mateus 24:35.

Se você INSISTIR no assunto na certa bem depressa eles o mandarão às favas, sob a alegação de que a Palavra de Deus só pode ser encontrada "no grego". Mas o FATO é que o seu limitado conhecimento da língua original quer do texto hebraico ou do texto grego os torna incapazes de ler, estudar e pregar. Mesmo que eles PUDESSEM traduzir o Textus Receptus ou o texto alexandrino literalmente, seriam forçados a admitir que há passagens em ambos que eles não poderiam aceitar como infalíveis

O fato é que, como os seus contrapartidários hippies dos anos 60, eles se acham firmados sobre as ruínas de uma pilastra incendiada, sem habilidade alguma para reconstruir sequer uma "WC" e muito menos entregar uma Bíblia perfeita.

Não, se você foi convencido por alguém de que a Bíblia King James contém erros, apesar dos fatos, então é porque aceitou aquela tese por uma só razão: seu amor e lealdade aos antagonistas da Bíblia. O crítico pode ser seu pai, irmão, pastor, diretor da mocidade, professor de seminário, ou quem quer que você ame muitíssimo para confrontar ou permanecer firme ao lado Bíblia.

Então, se você ficou convencido por alguém que a Versão Autorizada contém erros, então ATIRE a sua Bíblia King James no lixo, EM CIMA de sua Nova Versão Internacional, Nova Versão Standard Americana, Nova Versão King James e ambos os textos gregos. Depois vá até aquela pessoa ajoelhe-se, beije-lhe o anel e diga: "SENHOR, que queres que eu faça"?

Mas lembre-se de uma coisa: o seu deus é um HIPPIE REBELDE.



Capítulo 62


Pergunta - Estou convencido de que a Bíblia King James é a infalível Palavra de Deus. O que devo fazer agora?

Resposta - Aja conforme a sua crença nela.

Explanação -

Se você crê realmente que a Bíblia King James (Versão Autorizada de 1611) é a infalível e perfeita Palavra de Deus, então comece depressa A LER A MESMA. Não há desculpa para um cristão que NÃO lê a Bíblia de capa a capa. Por que você acha que Deus no-la deu?

Ponha de lado todas as outras versões, todos os seus comentários, todos os "estudos complementares" e simplesmente leia o Livro de Deus. LEMBRE-SE que o AUTOR mora dentro de você (1 Coríntios 6:19,20), então Ele PODERÁ ajudá-lo a entender o Livro Santo.

Comece a leitura pelo evangelho de João e vá até o final do Novo Testamento. Leia pelo menos dez páginas por dia. NÃO É PEDIR DEMAIS! Deus teve um TRABALHÃO para colocar esse Livro em suas mãos. Então, você pode ter um TRABALHINHO para colocá-lo no seu coração. Quando terminar o Apocalipse, continue a leitura indo a Gênesis e lendo até chegar novamente ao evangelho de João. ESSA FOI A PRIMEIRA LEITURA! Agora recomece! Leia-o cada dia em que estiver vivo, até à volta do SENHOR.

CUIDADO! HAVERÁ dias em que você vai ler e achar que não "conseguiu" coisa alguma. HAVERÁ dias em que a leitura lhe perecerá "árida", como os nove primeiros capítulos do 1 Crônicas. HAVERÁ dias em que você estará ocupado. HAVERÁ passagens inteiras que você não entenderá. NENHUMA dessas circunstâncias será razão válida para você interromper a leitura. Se puder continuar a ler dez páginas por dia sob as condições supra mencionadas você terá passado pelo verdadeiro teste do caráter de um homem.

Lembre-se. Além dos dias áridos HAVERÁ dias em que o Livro tocará suavemente o seu coração e a sua mente. HAVERÁ dias em que você aprenderá novas verdades. E, talvez muito mais importante, você poderá CONHECER o seu Deus e Salvador de modo mais perfeito.

Segundo, você não precisa ir às turras com o seu pregador, professores ou amigos que nele não crêem. Tendo lido este livro, você estará equipado para responder a maior parte dos protestos deles, com facilidade. Você deve ter outro exemplar para o caso de querer passar a eles. Mas LEMBRE-SE, isso é assunto do coração e não da RAZÃO. Sua aceitação final deve manter-se sobre o que eles ou você podem achar dentro de si mesmos para se humilharem e aceitarem o Livro de Deus como sendo perfeito. Será uma decisão altamente estressante, mas dependerá daquilo a que eles decidirem ser leais. Ao seu Deus e Salvador ou aos seus amigos e escola.

Se você é um pregador, terá de remover aquelas pequenas chamadas "pepitas" do grego imperfeito. Você achará que edificar a confiança do seu povo na Bíblia de Deus e encorajá-lo a ler o Livro santo será por demais gratificante a você e a eles. Lembre-se, uma congregação que está firme em sua Bíblia e a lê, não se constitui em ameaça para o pastor que está firme em SUA Bíblia e a lê.

Se você tem um amigo, um professor ou pastor que troca por outra a Bíblia que você ama e respeita amorosamente, CONTINUE a amá-los e respeitá-los. Porém, quando eles começarem a "corrigir" ou atacar o Livro de Deus, dê um bom desconto na mensagem deles. Alguns vão rejeitá-lo. Alguns poderão pressioná-lo. Lembre-se. Ter de admitir que tem estado "errados todos esses anos" será extremamente difícil para eles. Se eles finalmente rejeitam o Livro, certamente irão rejeitar você também. Continue a amá-los, mas não permita que o seu amor/respeito o leve a comprometer a Verdade de Deus. Não se esqueça de que você LHE deve muito mais do que deve a qualquer pessoa. Agora, ocupe-se depressa em ler a Bíblia perfeita!





Apêndice 1



João 21:15-17 - Agape versus Phileo.



I - Comparação: como JESUS usou agape e phileo.

A1 - Lucas 11:42 - O amor de Deus...

A 2 - João 5:42 - O amor de Deus...

P 3 - Mateus 10:37 - Quem ama o pai ou a mãe...

A 4 - Apocalipse 3:9 - E saibam que eu te amo

P 5 - Apocalipse 3:19 - A todos quantos amo...

P 6 - Mateus 23:6 - E ama os primeiros lugares...

P 7 - João 12:25 - Quem ama a sua vida...

A 8 - Lucas 11:43 - Amais os primeiros assentos...

P 9 - João 5:20 - O Pai ama o Filho...

P10 - João 16:27 - O mesmo pai vos ama...





II - Comparação: como os OUTROS ESCRITORES do Novo Testamento usaram agape e phileo:

P 1 - 2 Timóteo 3:4 - Amigos dos deleites do que amigos de Deus...

A 2 - João 11:5 - Jesus amava Marta...

P 3 - João 20:2 - Ao outro discípulo a quem Jesus amava...

P 4 - 1 Coríntios 16:22 - Se alguém não ama ao SENHOR...

A 5 - Romanos 5:8 - Deus prova o seu amor para conosco...

A 6 - 1 Coríntios 16:24 - O meu amor seja com todos vós...

A 7 - 2 Timóteo 1:7 - Espírito de... amor...

P 8 - Romanos 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros...

A 9 - 1 Tessalonicenses 3:12 - Faça crescer em amor uns para com os outros...

P 10 - Tito 2:4 - A amarem seus maridos...

A 11 - Efésios 5:28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres...

A 12 - 1 Pedro 2:17 - Amai a fraternidade...

P 13 - Hebreus 13:1 - Permaneça o amor fraternal...

P 14 - Tito 3:4 - Amor de Deus nosso Salvador...

A15 - João 2:5 - O amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado...







Apêndice 2





Glossário de Nomes dos Textos.



Antioquia

Texto Antioquiano

Texto Bizantino

Texto Siríaco

Texto Majoritário

Texto Universal

Texto da Reforma

Texto Imperial

Texto Tradicional

Textus Receptus





Alexandria

Texto Alexandrino

Texto Egípcio

Texto Local

Texto Ezequiano

Texto Minoritário



Citações da Bíblia Sagrada,

Versão Almeida Corrigida Fiel.

Mary Schultze - tradutora/revisora

Marly Pacheco - digitadora/revisora



Telefax - (021) - 643-3904

E-mail - maryschultze@uol.com.br







(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / Bibliologia-PreservacaoTT)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.