Cristo é Deus, mas muitos versos das Bíblias baseadas em Texto Crítico tal como o de Westcott e Hort, omitem enfraquecem ou adulteram a doutrina da divindade de Cristo

CRISTO É DEUS

Mas Texto Crítico, e Bíblias nele baseadas, frequentemente o adulteram



Hélio - http://solascriptura-tt.org

 

0- A MAIOR PERGUNTA DA NOSSA VIDA

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que Eu sou? (Mat 16:15)

Ver Também: Mat 22:42

1. CRISTO TEM OS ATRIBUTOS DE DEUS

(mas restringiu-se a não exercitá-los nos dias de Sua humilhação)


1.1 É ETERNO
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miq 5:2)

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isa 9:6)

Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, (Heb 1:11)

Ver Também: João 8:58; João 17:5; João 17:24; João 1:1; Heb 13:8


1.2 É ONIPRESENTE
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que ESTÁ no céu. (João 3:13)

Ver Também Mat 18:20; 28:20


1.3. É ONISCIENTE
Em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Col 2:3)

Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; (João 2:24)

Ver Também: João 16:30; 21:17


1.4. É ONIPOTENTE
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isa 9:6)

Ver Também: João 5:19; Heb 1:3


1.5. É IMUTÁVEL
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Heb 13:8)

Ver Também: Heb 1:12

2. CRISTO EXERCE OS OFÍCIOS DE DEUS

2.1 FOI O CRIADOR DE TODAS AS COISAS
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:3)

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. (Col 1:16)

Ver Também: Heb 1:10


2.2 É O PRESERVADOR DE TODAS AS COISAS
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Col 1:17)

Ver Também: Heb 1:3

3. CRISTO TEM AS PRERROGATIVAS DE DEUS

3.1 Ele PERDOOU PECADOS
Por isso te digo que os muitos pecados dela lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. (Luc 7:47)

Ver Também: Mat 9:2-6


3.2. Ele é quem RESSUSCITARÁ OS MORTOS
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. (João 5:25-29)

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

Ver Também: João 6:39, 54


3.3. Ele é quem EXECUTARÁ JULGAMENTO-CONDENAÇÃO
A) DE TODOS:
E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; (João 5:22)

B) DOS CRENTES (PARA GALARDOAMENTO):
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. (Rom 14:10)

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
(2 Cor 5:10)

C) DE SATANÁS, DA BESTA E SEUS SEGUIDORES: Ver: Apoc 19:15; Gen 3:15

D) DAS NAÇÕES: Ver: Mat 25:31-32

E) DOS ÍMPIOS MORTOS: Atos 10:42; 2Tim 4:1; 1Pet 4:5; Apoc 20:11-15
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus {*}, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15)
{* "Deus" refere-se ao Cristo, pois     E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; (Jo 5 22 )}

 

 

4. CRISTO IDENTIFICA-SE COMO JEOVÁ DO V.T.


4.1. Como CRIADOR:
Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. (Salmos 104:24-27)

E:
Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. (Heb 1:10-12)


4.2. Como VISTO POR ISAÍAS:
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. (Isa 6:1-4)

Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele. (João 12:41)


4.3 PRECEDIDO POR UM ARAUTO:
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (Isa 40:3)

Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. (Mat 3:3)


4.4. DISCIPLINANDO SEU POVO:
Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. (Num 21:6-7)

E não tentemos a CRISTO, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. (1 Cor 10:9)


4.5. LEVANDO CATIVO O CATIVEIRO:
Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles. (Sal 68:18)

Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. (Efe 4:8)


4.6 Sendo O OBJETO DA FÉ:
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar. (Joel 2:32)

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rom 10:9)

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rom 10:13)

5. NOMES DE CRISTO IMPLICAM QUE É DEUS

5.1. Muitas METÁFORAS IMPLICAM PODER SOBRENATURAL E CARÁCTER DIVINO
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. (João 6:50)

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. (João 8:58)

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:14)

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (João 10:9)

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)

E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: (Apocalipse 3:14)

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. (Apocalipse 22:13)


5.2. Seu nome "EMANUEL" IMPLICA QUE É DEUS
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Isa 7:14)

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mat 1:22-23)


5.3. Seu nome "O VERBO" ENFATISA QUE É DEUS
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. (Apocalipse 19:13)


5.4. "FILHO DO HOMEM" [frequentemente] SIGNIFICOU QUE É DEUS
Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. (Mat 26:63-64)


5.5. "SENHOR" [frequentemente] SIGNIFICOU QUE É DEUS
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Isa 6:1-3)

5.6. "FILHO DE DEUS" [frequentemente] SIGNIFICOU QUE É DEUS
Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia. (Mat 26:63-65)


5.7. Cristo FOI CHAMADO DE DEUS
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

    Aguardando aquela  bem-aventurada esperança (o Cristo), e [a] gloriosa  manifestação de o grande Deus e Salvador nosso, ([isto é] , Jesus Cristo); (Tito 2:13 LTT)

Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. (Heb 1:8)

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: (2 Ped 1:1)

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)


5.8. Certos RELACIONAMENTOS PROVAM A DIVINDADE DE CRISTO
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mat 28:19)

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Cor 13:14)

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Heb 1:3)

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Col 1:15)

Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. (João 10:31)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23)

Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:15)

E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. (João 17:10)

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra. (2 Tess 2:16-17)


5.9. ADORAÇÃO DIVINA FOI PRESTADA A CRISTO, QUE A ACEITOU
Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. (Mat 14:33)

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. (Mat 28:9)

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. (Luc 5:8)

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (1 Cor 1:2)

Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. (Êxodo 34:14)

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mat 4:10)

Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. (João 5:23)

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. (Heb 1:6)


5.10. Cristo SABIA-SE DEUS, CLAMAVA-SE DEUS
E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mat 10:1)

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:58)

Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? (João 10:36)

6. MAS AS BÍBLIA INFIÉIS (eu queimei as minhas, e comprei a Fiel!) TÊM ALGUMAS SUBTRAÇÕES À DIVINDADE DE CRISTO!


E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e CUJAS SAÍDAS são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miq 5:2)
TC e muitas de suas Bíblias: "...CUJAS ORIGENS..." (ué, o Verbo de Deus, Cristo, teve uma origem??? Antes disso não existia? Se sim, Ele não seria Deus, mas apenas uma criatura)

João 9:35--35. Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no FILHO DE DEUS? (João 9:35)
TC e muitas de suas Bíblias: "...Filho do homem?"

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: EU SOU JESUS, A QUEM TU PERSEGUES. DURO É PARA TI RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES. E ELE, TREMENDO E ATÓNITO, DISSE: SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA? E DISSE-LHE O SENHOR: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. (Atos 9:5-6)
TC e muitas de suas Bíblias: omitem trecho em maiúsculas, enfraquecendo que Cristo é Senhor (!), portanto é Deus.

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com SEU PRÓPRIO SANGUE. (Atos 20:28)
RSV e TNM: "... o sangue do seu próprio filho."

(10) Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o TRIBUNAL DE CRISTO. (12) De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Rom 14:10, 12)
TC e muitas de suas Bíblias: "... tribunal de DEUS. ..."

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. (1 Timóteo 3:16)
TC e muitas de suas Bíblias: "Aquele que ..."

Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, SÃO TODOS DE UM; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, (Heb 2:11)
RSV: "... têm todos uma origem: ..."



Hélio de Menezes Silva




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-PreservacaoTT/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 

 

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.