Por Que Memorizar as Escrituras?


John Piper



 

Primeiro, alguns depoimentos: Eu tenho notícia de terceira mão [isto é, fulano o ouviu, contou a beltrano, que me contou], que o Dr. Howard Hendricks, do Seminário de Dallas, uma certa vez fez a declaração (que eu parafraseio) que, se fosse a sua decisão, cada estudante que se graduasse no Seminário Teológico de Dallas teria que ser obrigado a aprender mil versos, de forma perfeita em cada palavra, antes que pudesse se graduar.

Dallas Willard, professor de Filosofia na Universidade do Sul Califórnia, escreveu "A memorização da Bíblia é absolutamente fundamental para a formação espiritual [de todo crente]. Se eu tivesse que escolher entre todas as disciplinas da vida espiritual, eu escolheria a memorização da Bíblia, porque ela é uma maneira fundamental de encher nossas mentes com o que ela precisa. Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite [Josué 1:8]. É aí que você precisa que este livro esteja! Como é que ele é colocado dentro da sua boca? Memorização" (“Spiritual Formation in Christ for the Whole Life and Whole Person” "A Formação Espiritual Em Cristo, Para Toda A Vida E Para A Pessoa Inteira", em Vocatio, vol. 12, Número 2, Spring, 2001, p. 7 º).

Chuck Swindoll escreveu: "Não conheço nenhuma outra prática isolada na vida cristã que seja mais gratificante, falando em termos práticos, do que a memorização da Escritura. ...  Nenhum outro exercício isolado paga mais dividendos espirituais! Sua vida de oração será fortalecida. Seu testemunho será mais afiado e mais eficaz. Suas atitudes e aparência começarão a mudar. Sua mente se tornará alerta e atenta. Sua confiança e segurança deverão ser reforçadas. Sua fé será solidificada" (Growing Strong in the Seasons of Life [Fortalecendo-se nas Estações da Vida] [Grand Rapids: Zondervan, 1994], p. 61).

Uma das razões pelas quais Martinho Lutero chegou à sua grande descoberta na Bíblia, a doutrina da justificação pela fé, é que, nos seus primeiros anos no mosteiro agostiniano, Lutero foi influenciado por Johann Staupitz a amar a Escritura. Lutero devorou a Bíblia em um tempo em que as pessoas ganhavam doutorado em teologia sem sequer lerem a Bíblia. Lutero disse que seu colega professor, Andreas Karlstadt, nem sequer possuía uma Bíblia quando obteve seu doutorado em Teologia, nem a possuía muitos anos depois (Richard Bucher, "Martin Luther's Love for the Bible"). Lutero conhecia de memória tão grande parte da Bíblia que, quando o Senhor abriu-lhe os olhos para ver a verdade da justificação em Romanos 1:17 [“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Rm 1:17 ACF)], ele disse, "Então eu corri através das Escrituras, de memória", a fim de confirmar o que ele tinha encontrado.

Então, aqui estão algumas razões pelas quais tantos viram a memorização das Escrituras como tão essencial para a vida cristã.


1. Conformidade com Cristo


Paulo escreveu que “Mas todos nós ... somos transformados de glória em glória na mesma imagem ....” (2Co 3:18 ACF). Se queremos ser transformados em direção e até para dentro da semelhança de Cristo, devemos vê-Lo constante e firmemente. Isso acontece na palavra. “E continuou o SENHOR a aparecer em Siló; porquanto o SENHOR se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do SENHOR.” (1Sm 3:21 ACF) . A [atividade de] memorização da Bíblia tem o efeito de tornar mais firme e mais claro o nosso focado contemplar a Jesus.


2. Triunfo diário sobre o pecado


“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra ... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:9,11 ACF). Paulo disse que “... se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Rm 8:13 ACF). A parte da armadura usada para matar é a “espada do Espírito”, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17) [Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef 6:17 ACF)]. À medida que o pecado atrai o corpo para ação pecaminosa, trazemos à mente uma palavra das Escrituras que revela Cristo, e matamos a tentação com a superioridade do valor e da beleza de Cristo sobre aquilo que o pecado oferece.


3. Triunfo diário sobre Satanás


Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, ele recitou a Escritura de memória e colocou Satanás em fuga (Mateus 4:1-11). [ “1 ¶ ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” (Mt 4:1-11 ACF) ]


4. Conselho e conforto para pessoas que você ama


Às vezes, quando as pessoas precisam de você necessitando que você lhe dê conforto e conselho, [isso] nem sempre coincide com os momentos em que você tem a sua Bíblia à mão. Não só isso, [mas] a palavra do próprio Deus, falada espontaneamente de seu coração, tem incomum poder. Provérbios 25:11 diz: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv 25:11 ACF) Esta é uma bela maneira de dizer: Quando o coração cheio do amor de Deus pode sacar da mente cheia da Palavra de Deus, então oportunas bênçãos fluem da boca.


5. Comunicar o Evangelho aos descrentes


[Muitas] oportunidades para compartilhar o evangelho vêm quando não temos a Bíblia à mão. Versos da Bíblia [citados com precisão e fidelidade] têm seu próprio e penetrante poder. E quando eles vêm de cor [de memória, do coração], bem como do Livro, o testemunho é dado de que eles são preciosos o suficiente para que nós os aprendamos e decoremos. Todos nós devemos ser capazes de sumariar o Evangelho em quatro categorias principais (1) a santidade/ lei / glória de Deus; 2) o pecado rebeldia / desobediência do homem; 3) a morte de Cristo pelos pecadores; 4) o dom gratuito de vida eterna através da fé. Aprenda um verso ou dois para cada uma dessas [4] categorias, e você estará pronto para compartilhá-las a tempo e fora de tempo [cômodo].


6. Comunhão com Deus no gozo da Sua Pessoa e dos Seus caminhos


A maneira pela qual comungamos com Deus (isto é, a nossa “camaradagem” com Ele) é através de meditarmos sobre Seus atributos e Lhe expressarmos nossa gratidão e admiração e amor, e de procuramos a Sua ajuda para vivermos uma vida que reflita o valor desses atributos.  Portanto, o armazenarmos em nossas mentes textos a respeito de Deus ajuda-nos a nos relacionar com Ele como Ele realmente é. Por exemplo, imagine ser capaz de trazer à mente, durante o dia:

“8 Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade. 9 Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. 10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. 11 Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 13 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” (Sl 103:8-14 ACF)

Eu usei a palavra "gozo" intencionalmente quando eu disse, "Comunhão com Deus no gozo da Sua Pessoa e dos Seus caminhos." Muitos de nós estamos emocionalmente aleijados. -- todos nós, realmente. Nós não usufruímos da experiência com Deus na plenitude do nosso potencial emocional. Como mudar isso? Uma maneira é memorizar as expressões emocionais da Bíblia e as falar ao Senhor e a cada uma das outras [pessoas], até [tais emoções bíblicas] se tornarem parte de quem somos. Por exemplo, no Salmo 103:1, dizemos: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” (Sl 103:1 ACF). Isso não é uma expressão natural para muitas pessoas. Mas se nós memorizarmos esta e outras expressões emocionais da Bíblia, e as dissermos muitas vezes, pedindo ao Senhor para tornar verdadeira esta emoção dentro dos nossos corações, nós poderemos realmente crescer em direção e até dentro daquela emoção e de [sua] expressão. A [expressão] passará a fazer parte de quem somos. Seremos menos emocionalmente aleijados e mais capazes de render os apropriados louvor e graça a Deus.



Há outras razões, para memorizar as Escrituras. Eu espero que você as encontrará na real prática [no dia a dia].



© Desiring God



Permissões: Você tem a permissão e é incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que você não altere a redação de nenhuma maneira e não cobrar uma taxa além do custo de reprodução. Para postar na web, um link para esse documento no nosso site é o preferido. Quaisquer exceções ao acima devem ser aprovadas por Desiring God.



Por favor inclua a seguinte declaração sobre qualquer cópia distribuída:

John Piper.    © Desiring God.   Website: desiringGod.org



************************************************

Ver também:
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/ComoMemorizarGrandesCapitulosBiblia-SAnderson.htm



 

Por John Piper. 5 de Setembro de 2006

Tradução: Hélio de M.S., abril.2010.


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.