"Como Pode Ter Havido Luz No Primeiro Dia Da Criação, Se O Sol Não Foi Criado Até O Quarto Dia?"


(Got Questions)




Resposta: A questão de como poderia haver luz no primeiro dia da Criação quando o sol não foi criado até o quarto dia é comum. Gênesis 1:3-5 declara: "  3 E Deus disse: "Haja luz"; e houve luz. 4 E Deus viu a luz, que ela [era] boa; e Deus fez separação entre a luz e entre as trevas. 5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E houve anoitecer e houve manhã, o dia primeiro.  "" Alguns versículos depois, somos informados: "Gn 1:14-19  14 E Deus disse: "Haja luminares no firmamento do céU, para haver separação entre o dia e entre a noite; e sejam eles para sinais, e para estações, e para dias e anos. 15 E sejam por luminares no firmamento do céU, para iluminar a terra;" e assim foi. 16 E Deus fez os dois grandes luminares: O luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e também [fez] as estrelas. 17 E Deus as pôs no firmamento do céu para iluminar a terra, 18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e Deus viu que [isto era] bom. 19 E houve anoitecer e houve manhã, o dia  quarto." . Como pode ser isso? Como poderia haver luz, manhã e noite no primeiro, segundo e terceiro dias se o sol, a lua e as estrelas não foram criados até o quarto dia?

Isso só é um problema se não formos capazes de levar em conta um Deus infinito e onipotente. Deus não precisa do sol, da lua e das estrelas para fornecer luz. Deus é luz! Primeiro João 1:5 declara [referindo-se a Jesus]: "E a Luz resplandece na treva, e a treva não a compreendeu." O próprio Deus era a luz durante os três primeiros dias da criação, assim como Ele será nos novos céus e nova terra: E noite não haverá ali, e necessidade não têm de lâmpada nem de luz d[o] sol, porque [o] Senhor  Deus os ilumina. E eles reinarão para os séculos dos séculos. (Ap 22:5). Até criar o sol, a lua e as estrelas, Deus milagrosamente forneceu luz durante o "dia" e pode ter feito isso durante a "noite" também (Gênesis 1:14).

Jesus disse: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12). Muito mais importante do que a luz do dia e da noite é a Luz que fornece a vida eterna a todos os que creem nEle. Aqueles que não creem nEle serão condenados às "... ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 8:12).



http://www.gotquestions.org/Portugues/luz-primeiro-sol-quarto.html


********************************************

PERGUNTA 2:
A Dúvida, não é a respeito da luz, mas sim, em como Moisés sabia que foi o quarto dia, se a marcação (contagem) dos dias, meses, estações e anos iniciou após a narração do quarto dia. Como ele (Moisés) saberia a respeito do primeiro, segundo e terceiro dias antes do quarto dia?
Gn 1: 14 E Deus disse: "Haja luminares no firmamento do céU, para haver separação entre o dia e entre a noite; e sejam eles para sinais, e para estações, e para dias e anos.

15 E sejam por luminares no firmamento do céU, para iluminar a terra;" e assim foi.

16 E Deus fez os dois grandes luminares: O luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e também [fez] as estrelas.

17 E Deus as pôs no firmamento do céu para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e Deus viu que [isto era] bom.

19 E houve anoitecer e houve manhã, o dia quarto.

RESPOSTA:
Caríssimo irmão,
1) O verdadeiro, único, completo autor de cada e toda palavra, letra, e traço/ sinal de letra da Bíblia, é Deus- Espírito Santo. Ele usou homens, desde Moisés em Gênesis até Apocalipse, usando mesmo seu vocabulário e estilo (às vezes se referindo a coisas pessoais deles e falando de suas próprias coisas), mas foi de Deus a única e total determinação do uso de cada e toda palavra, letra, e traço/ sinal de letra da Bíblia.

2) Um dia é determinado por uma completa rotação da terra em relação à grande fonte de luz que a ilumina.

3) Desde o primeiro instante da criação, Deus já fez brilhar, de um certo ponto e direção do universo, uma fonte de luz Gn 1:1-5  "1 No princípio Deus criou o céU e a terra, 2 e a terra era sem forma e vazia; e [havia] trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava- adejava sobre a face das águas. 3 E Deus disse: "Haja luz"; e houve luz. 4 E Deus viu a luz, que ela [era] boa; e Deus fez separação entre a luz e entre as trevas. 5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E houve anoitecer e houve manhã, o dia primeiro."  

4) Portanto, desde o primeiro instante da criação, mesmo sem existência de sol, houve tempo mensurável, podia-se contar dia e noite. Deus pode (claro); os anjos puderam; se houvesse homem, ele poderia; se Moisés teve uma visão completa da criação, então ele pode.

5) Como as palavras de Gn 1 foram escritas por Moisés mas foram ditadas por Deus à sua mente, está explicado que dias e noites podiam ser contados antes da criação do sol.

6) A partir da criação do sol no 4º dia da criação, substituindo a sobrenatural fonte de luz que Deus deixou ser vista no primeiro dia, os dias continuaram a poder ser contados, com a única diferença que havia agora uma fonte de luz material. Mas antes, havia a sobrenatural fonte de luz, havia as 12 horas de luz (dia) e as 12 horas de escuridão (noite) sobre a terra, enquanto ela girava em torno de seu eixo.


Traduzido e adaptado por Hélio.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.