At 5:5-7,10: Por que Ananias foi sepultado imediatamente depois de morrer, sem nem mesmo se avisar sua esposa?


Hélio de Menezes Silva, 2012




“1 ¶ Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. 11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. 12 ¶ E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. 13 Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. 14 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. 15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. 16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.” (At 5:1-16 ACF)


-
RESPOSTA: Deus somente demanda que creiamos totalmente na Bíblia sempre que ela diz "o QUE" ocorreu, Ele não tem nenhuma obrigação de nos informar Seus "PORQUE's". Quando estivermos no céu, se é que ainda daremos importância à pergunta (acho que nem mesmo nos lembraremos dela), poderemos fazê-la a Pedro, etc., ou diretamente ao Senhor. Mas podemos vislumbrar alguns começos de algumas das possíveis respostas:

A) Deus pode ter expressamente determinado a Pedro e aos demais crentes que os enterros de Ananias e Safira fossem feitos imediatamente depois de suas mortes, e Ele, na Sua soberania, não quis que isso fosse registrado na Bíblia.

B) Deus sempre requereu dos israelitas que, ao contrário de alguns povos pagãos, sempre enterrassem seus mortos (e mesmo os mortos de seus inimigos) no mesmo dia de suas mortes (Dt 21:22-23; Ez 39:14,16). Portanto, se Ananias morreu, digamos, 1 hora antes do final do dia judaico ao pôr de sol, então todos os crentes presentes já de muito sabiam que ele necessariamente tinha que ser enterrado imediatamente, não havendo tempo de se avisar seus familiares, etc.

C) A sepultura de ofensores/ desafiadores/ blasfemadores de Deus, mortos por esse horroso pecado, sempre era feita imediatamente, sem nenhum tempo para avisos a ninguém nem para preparação dos corpos, nem nada mais. Nu 16:33 mostra, pouco depois da consolidação do início da dispensação da Lei e do país de Israel, o primeiro pecado público e conspícuo que chegou ao perigosíssimo ponto de tentar enganar e suplantar o Espírito Santo e pôr à prova a onisciência e onipotência e paciência de Deus, parecendo poder abalar a confiança nEle e nos líderes que tinha escolhido, foi de terrível forma exemplar punido direta e milagrosamente por Deus, Este, de forma pública e terrível, diretamente tirando a vida dos desafiadores, os quais foram sepultados imediatamente depois (o próprio Deus lhes deu sepultura: a terra que se abriu para tragar Coré, Datã, Abirão, e seus seguidores, também, no mesmo instante, lhes serviu de sepultura). Semelhantemente, em At 5:1-10, pouco depois da consolidação do início da dispensação da Graça e das igrejas locais, o primeiro pecado público e conspícuo que chegou ao perigosíssimo ponto de tentar enganar e suplantar o Espírito Santo e pôr à prova a onisciência e onipotência e paciência de Deus, parecendo poder abalar a confiança nEle e nos líderes que tinha escolhido, foi de terrível forma exemplar punido direta e milagrosamente por Deus, Este, de forma pública e terrível, diretamente tirando a vida dos desafiadores, os quais foram sepultados imediatamente depois (os discípulos sepultaram Ananias e, 3 horas depois, sua esposa, Safira, ambos imediatamente depois de serem por Deus-Pai mortos, por mentirem contra Deus-Espírito Santo).




Hélio de Menezes Silva, 2012


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.