Pergunta: "É Satanás Lúcifer? Será que a queda de Lúcifer [em Is 14:12-18 e Ez 28:14-17] descreve Satanás?"

Is Lucifer Satan? Does the fall of Lucifer describe Satan?
Got Questions

http://www.gotquestions.org/Lucifer-Satan.html



Resposta: Não há nenhum versículo ou passagem na Bíblia que diz: "Lúcifer é Satã", mas um exame de várias passagens revela que Lúcifer não pode ser outro senão Satanás. A queda de Lúcifer descrita em Isaías 14:12 é provavelmente a mesma a que Jesus se referiu em Lucas 10:18: "... Eu via Satanás, como raio, cair do céu.". Uma queda semelhante é descrita em Ezequiel 28.

Isaías 14: 12-18 descreve a cair do céu de um chamado "Lucifer" na versão King James e a "estrela da manhã, filho da alva" na NVI. Outras versões da Bíblia chamam de "estrela do dia", "estrela brilhante", e "a brilhante estrela da manhã." Essas variações são devido a diferenças de opinião sobre como traduzir a palavra hebraica helel. Independentemente disso, a descrição do ser que é referido nos mostra que não pode ser outro senão Satanás. Nós sabemos, pelas próprias palavras de Jesus em Lucas 10, que Satanás caiu do céu. Então, quando Isaías refere-se a Lúcifer ou helel serem lançados para a terra (Isaías 14:12), não pode ser outro senão Satanás. O motivo de sua queda é encontrada nos versículos 13 e 14: "13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Este sempre foi o desejo de Satanás -  ser Deus. E isso é a própria tentação que ele usou no Jardim do Éden para levar Eva a desobedecer a Deus: " ... sereis como Deus, ...." ( Gênesis 3: 5).

Ezequiel 28:14 é outra passagem que se concorda que se refere a Lúcifer / Satanás. Embora comece com Ezequiel sendo ordenado por Deus para "... levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe ..." (v. 12), um rei idólatra mal, logo fica claro que a passagem está se referindo também ao poder que estava por trás do rei, Satanás. O versículo 13 diz que ele "13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; ...." Claramente, o rei de Tiro nunca esteve no Éden. O versículo 14 diz: "14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, ... " Aparentemente, Lúcifer / Satanás tinha uma posição de um anjo guardião no céu, "entre as pedras de fogo", que se concorda serem as brilhantes jóias preciosas que são vistas em outras descrições do céu (Êxodo 24:10; Apocalipse 21: 18-21). Uma vez que o rei de Tiro também nunca esteve no céu, isso só pode estar descrevendo Lúcifer. O resto da passagem descreve a razão pela qual ele foi expulso do céu. Por causa de sua beleza, seu coração tornou-se orgulhoso e sua sabedoria foi corrompida (v. 17). Orgulho pela sua perfeição, sabedoria e beleza (12 v.) se tornaram a fonte de sua queda, e Deus o arremessou para a terra (v. 17). Isto foi testemunhado pelo Senhor Jesus no céu antes de Sua encarnação (Lucas 10:18).

Para resumir, a palavra helel hebraico é traduzida como "Lúcifer". Ele foi expulso do céu por seu pecado de orgulho e seu desejo de ser Deus. Jesus referiu-se a ter visto Satanás ser expulso do céu. Portanto, podemos concluir que Lúcifer e Satanás são uma e a mesma coisa.


Leia mais: http://www.gotquestions.org/Lucifer-Satan.html#ixzz3ZGYsI8NM



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Angelologia/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.